Apresentação:

Em 2018, com o tema "Políticas do Intangível: o teatro sob (im)pressão", levantamos questões voltadas para a sustentabilidade do artista, assim como a relação do espectador de hoje dentro desta cadeia produtiva. Com muitas dessas questões ainda repercutindo em nossa prática, sentimos a necessidade de nos aprofundar ainda mais na discussão espacial e, portanto, relacional da resistência do fazer teatral no contemporâneo. Desta forma, temos em 2019 o tema: "O Teatro e a Cidade: a (des)construção dos espaços cênicos/urbanos na cena contemporânea".
Para estabelecer a relação do “Teatro” com a “Cidade” se faz necessário compreender as apropriações que a sociedade faz do seu espaço. Para além dos territórios geográficos concretos, os espaços urbanos são determinados a partir dos percursos, práticas, diálogos e ações cotidianas dos indivíduos que neles habitam, a percepção desse espaço se estabelece de acordo com as relações, usos e apropriações. Nossa identidade está diretamente relacionada com as memórias dos espaços habitados, das construções simbólicas e das experiências vividas. Por conta disso, é necessário estabelecer um movimento de resgate no avançar da ocupação urbana. Um espaço que antes fora destinado à cultura, hoje pode apresentar impossibilidades e ser considerado infértil, “não-artístico o suficiente”.
Como Peter Brook, acreditamos que qualquer espaço vazio pode ser considerado um palco, uma vez que um indivíduo atravessa este espaço enquanto outro observa. Perfurando os embrutecimentos a arte cria, inventa e constrói, redescobrindo as origens, saindo do tablado e indo para o chão. Tomando o “espaço” como questão, buscamos redimensionar o aspecto relacional das produções artísticas na atualidade.
Em sua quinta edição, o “Usina Teatral” permanece atrelado ao “Transborda: As Linguagens da cena” e estabelece parcerias, Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam), Espaço Fiandeiros e o Sindicato dos Comerciários, ocupando também as ruas da Imperatriz e Aurora com o intuito de fortalecer as ações de Cultura do Sesc Pernambuco nos diversos locais de atuação. O “Transborda - Usina Teatral” acontecerá nos dias 17 a 21 de setembro, tendo ainda uma ação prévia de encontro com o público de 4 a 6 de setembro.
Claudia Cavalcanti e Jailton Júnior
Supervisão de Cultura | Sesc Santa Rita